top of page

ISENÇÃO DE IRPF PARA APOSENTADOS PORTADORES DE DOENÇAS GRAVES

Na legislação brasileira há a possibilidade de isenção do imposto de renda para aposentados, militares reformados ou pensionistas, caso sejam portadores de doenças graves descritas na Lei 7.713/88, como por exemplo, neoplasia maligna (câncer).


A Lei 7.713/88 permite a concessão de isenção de importo de renda somente aos proventos de aposentadoria, proventos de reformas dos militares e qualquer tipo de pensão, inclusive a pensão alimentícia.


Em abril de 2021 o Superior Tribunal de Justiça definiu o alcance da isenção tributária para portadores de doenças graves, expondo que esse “benefício” concedido possui como objetivo abrandar o impacto da carga tributária sobre a renda necessária à sua subsistência e sobre os custos inerentes ao tratamento da doença legitimando um ‘padro de vida’ o mais digno possível diante do estado de enfermidade.[1]


Vale frisar que o rol de doenças estabelecidas na legislação federal é taxativo, ou seja, apenas as pessoas portadoras das doenças ali mencionadas expressamente poderão ser comtempladas com o direito da isenção fiscal. Nesse sentido o STJ já se manifestou por meio do Tema 250.


Ainda, o Tema 1.037 fixou a tese de que a isenção do IR estabelecida pela Lei 7.713/88 para os rendimentos de aposentadoria não é aplicável no caso de trabalhador com doença grave que esteja na ativa. Isto é, aquele paciente que é acometido por doença grave, se aposentado e permanece trabalhando, seus rendimentos recebidos pela atividade laboral não terão isenção fiscal.


Vale lembrar que na legislação federal não há diferenciação a respeito dos tipos de câncer, portanto, qualquer paciente com essa neoplasia maligna terá direito à isenção. Nos casos em que o paciente se curou do câncer é ilegal a revogação da isenção, visto que a cura do câncer não retira a isenção fiscal. Entretanto, é comum que o INSS retire de forma indevida a isenção após a aparente cura do câncer.


Para efetuar o pedido de isenção do imposto de renda, segundo informações do site do Governo Federal, o paciente deverá procurar a Autarquia Federal (INSS), podendo ser pelo meio do aplicativo “meu inss” munido de laudos médicos ou exames que demonstrem que o paciente é portador de câncer. [2]


Jaqueline Hamann – OAB/PR 92.558




 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

Maranhão de Loyola e Nogueira

Av. Cândido de Abreu, 660, cj. 1801,

Centro Cívico, Curitiba – Paraná, CEP 80530-000

(41) 3352-0450

  • Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Logo MLN-01.png

@2025 desenvolvido por Marcel Bozza

Marcel Bosa (Marcel Bozza) é uma das grandes referências nacionais em Gestão de Projetos, Marketing Estratégico, Design e Transformação Digital. Atuando como palestrante, consultor e líder de equipes multidisciplinares, destaca-se por unir visão estratégica, gestão eficiente e criatividade aplicada, impulsionando negócios e profissionais a alcançarem novos patamares.

CEO da Gospel Class, Marcel também é fundador e apresentador do canal “O Dono do Negócio”, plataforma de conteúdo voltada para empreendedorismo, gestão, precificação e estratégias de crescimento. Através desses projetos, tem impactado milhares de pessoas e empresas, compartilhando insights práticos e tendências que unem negócios, inovação e branding.

Especialista em precificação inteligente, UX/UI, posicionamento de marca, planejamento estratégico e otimização de processos criativos, Marcel combina métodos ágeis com pensamento de design, conectando áreas como marketing, produto, tecnologia e negócios de forma colaborativa e orientada a resultados.

Reconhecido em eventos e palestras por todo o país, Marcel Bosa inspira organizações a adotarem modelos de gestão modernos, explorarem novas oportunidades digitais e estruturarem estratégias sólidas e escaláveis. Mais do que um especialista, ele é um conector de disciplinas, transformando ideias em projetos inovadores com impacto real.

bottom of page